O consumo de combustível exagerado é um problema que todo motorista deseja evitar, certo? Afinal, chegando ao fim do mês, esses gastos podem impactar as finanças gerais e apertar o bolso. Ao colocarmos na ponta do lápis, economizar nesse sentido pode ser até sinônimo de lucro, visto que poderá usar o dinheiro que seria gasto em combustível para outras finalidades. 

E quando falamos de carros maiores, como as picapes, normalmente essa atenção deve ser redobrada, visto que elas consomem mais. No entanto, muitas pessoas não sabem que é possível diminuir esses custos seguindo alguns passos simples e fáceis de aplicar.

Pensando nisso, separamos neste artigo algumas dicas de ouro para você economizar no consumo de combustível da sua picape. Siga a leitura para saber mais! 

7 dicas para diminuir o consumo de combustível da sua picape

Faça revisões regulares

O primeiro passo para economizar o consumo de combustível é realizar revisões regulares em sua picape, garantindo que ela esteja sempre funcionando de maneira eficiente e segura. Essa manutenção inclui várias verificações, como: 

  • Troca de óleo e filtros;
  • Injeção de combustível;
  • Escapamento;
  • Arrefecimento.

Ao fazer esse procedimento, você pode identificar e corrigir problemas mecânicos antes que eles se tornem grandes e caros de reparar. Além disso, um veículo bem cuidado tem menos chance de sofrer falhas em suas peças.

Atenção no ar condicionado 

Outro ponto muito importante é ter atenção ao uso do ar-condicionado. Isso porque ele pode aumentar significativamente o gasto com o carro, especialmente em dias mais quentes.

Nesse cenário, nossa dica é que você use somente quando necessário. Se estiver dirigindo em um clima ameno, por exemplo, considere abrir as janelas e receber ar fresco. 

Otimize o trajeto

Otimizar o trajeto que você faz também pode ser muito útil para reduzir os gastos com combustível. Isso pode ser feito através do planejamento cuidadoso que você irá seguir.

Antes de sair de casa, tenha uma ideia dos caminhos mais rápidos ao seu destino. Tente evitar rotas longas, congestionadas ou com subidas íngremes. Em vez disso, escolha estradas planas e diretas, com menos paradas e semáforos.

Outra sugestão é utilizar aplicativos de GPS que oferecem rotas otimizadas. Esses softwares podem ajudar a calcular o caminho mais curto e eficiente, considerando o trânsito geral e outros fatores.

Antecipe frenagens e desacelerações

Uma boa dica para diminuir o consumo de combustível em picapes é antecipar as frenagens e desacelerações. Isso pode ser feito através de uma condução mais suave e consciente.

Tente evitar acelerar e frear bruscamente. Em vez disso, mantenha uma velocidade constante e reduza gradualmente quando precisar desacelerar. 

Combustíveis de Qualidade

Uma etapa indispensável para reduzir o consumo é se certificar de utilizar combustíveis de qualidade.

Uma das formas de garantir este procedimento é escolher postos confiáveis e com boa reputação. Verifique se ele conta com certificações e se os seus equipamentos estão em condições.

Nada de banguela

Andar em "banguela" significa deixar o automóvel descer uma ladeira sem utilizar o freio ou a aceleração, apenas aproveitando a inércia do carro.

Essa prática, além de ser perigosa, pode aumentar o consumo geral de combustível, visto que o motor precisa trabalhar mais para manter o veículo em movimento. 

Isso ocorre porque, quando você realiza essa manobra, o motor fica ocioso e não está sendo alimentado. Como resultado, ele perde a sua eficiência.

Essa prática era vantajosa apenas em carros com injeção mecânica. Nos casos de veículos com injeção eletrônica, ela somente gastará combustível de forma desnecessária. 

Por esse motivo, mantenha sempre o automóvel engatado e utilize o freio e a aceleração de forma adequada. Isso ajudará a manter o motor em funcionamento eficiente e a garantir a segurança na condução.

Tenha um MIT 

Por último, mas não menos importante, utilizar um veículo da Mitsubishi Motors pode ser uma ótima maneira de reduzir o consumo de combustível. Afinal, a marca é conhecida por produzir modelos econômicos. 

A picape L200, por exemplo, é reconhecida como a mais econômica do mercado em sua categoria. Além disso, a marca tem investido em tecnologias e materiais mais leves para melhorar ainda mais a eficiência de seus automóveis. 

Converse com um especialista 

Se você chegou até aqui, provavelmente está procurando um veículo robusto, forte e econômico. A boa notícia é que na Seven, contamos com uma enorme variedade de carros que contam com essas características . 

Quer achar o automóvel ideal para o seu cotidiano? Acesse esse link e entre em contato com nossos especialistas.