Um controle de tração e estabilidade é de grande importância para aumentar a segurança nos seus trajetos diários. Especialmente, se você tem o hábito de ir e vir por vias íngremes ou que dificultam a aderência dos pneus ao solo.

Esse recurso atua de maneira autônoma e discreta, até, para responder de maneira assertiva assim que o sistema perceber um aumento gradual de risco das rodas perderem a sua aderência.

Mas como funciona esse procedimento? Veja mais, a seguir!

Mitsubishi pensa na segurança para o seu dia a dia

Essa função está presente em veículos da marca japonesa há anos. A diferença de lá para cá, é a capacidade de adaptação do sistema de controle de tração e estabilidade e a sua rapidez de resposta.

E o que isso significa? Que o veículo reage com velocidade a uma situação potencialmente perigosa e aciona os dispositivos necessários para assegurar que os pneus vão permanecer aderentes ao solo durante o trajeto, sem rodar em falso ou patinar na superfície.

Controle de Tração e Estabilidade: veja como funciona

O sistema trabalha junto dos freios ABS e de sensores que apontam um possível risco de perda de aderência dos pneus.

Com isso, o sistema pode reduzir o fornecimento de combustível ao motor, acionando os freios na roda sob risco. É, basicamente, uma rápida tomada de decisão e da qual o condutor não precisa fazer nada.

Enquanto isso, o controle de estabilidade funciona a partir de um mesmo elemento — sensores — que indicam qualquer mudança brusca de trajetória. Nesses casos, o sistema envia automaticamente  um sinal de desaceleração  para ajustar a direção.

Saiba mais: itens indispensáveis para quem procura um carro robusto

Componentes do Controle de Tração e Estabilidade

Tanta tecnologia precisa, necessariamente, de elementos confiáveis para conferir a segurança desejada nas pistas. Para isso, o sistema conta com os seguintes componentes:

  • Modulador Hidráulico com Unidade de Comando Integrada, que tem a responsabilidade de manter o veículo na sua trajetória;
  • Sensor de Velocidade de Roda, que monitora a rotação e cada roda;
  • Sensor de  angulo de Direção, que ainda calcula a posição ideal com base na pressão aplicada ao pedal de freio e também de acordo com a velocidade do veículo;
  • Sensor Yaw Rate, que compila os dados de movimentação do veículo em torno do eixo vertical. É o que ajuda a identificar qualquer anormalidade em tempo hábil, agilizando o tempo de resposta.

Quais os benefícios do controle de Tração e Estabilidade?

Basicamente, estamos falando de um sistema que contribui com a redução de acidentes. Em áreas íngremes e/ou escorregadias, o controle de tração e estabilidade serve como um auxiliar do motorista  para manter o veículo estável e na direção desejada, buscando a correção rápida e precisa de qualquer anormalidade que possa acontecer no caminho.

Se você quiser testar na prática o valor do controle de tração e estabilidade e ver como a tecnologia se desenvolveu nesse sentido, acesse o site da Seven Mitsubishi e conheça os principais modelos da montadora japonesa que possuem esse recurso diferenciado!