Dirigir em estrada de terra é uma aventura e tanto. Hoje é comum que grupos de amigos e familiares organizem trilhas para se divertir. Contudo, mesmo os carros projetados para isso, como os 4x4, merecem cuidado e atenção. Sendo assim, preparamos dicas off-road para você enfrentar todos os desafios!

Os principais motivos para ficar alerta aos cuidados quando o assunto é ir em passeios íngremes, principalmente em relação à segurança e preservação, é que ao final da expedição o automóvel pode ser danificado, tanto pela natureza quanto pelo seu uso inadequado. 

A natureza desafia o carro a todo momento. Por isso, é importante se preparar para qualquer cenário e seguir nossas dicas off-road! Confira o post na íntegra!

Dicas Off-road: dirija com segurança

A seguir, confira as indicações para conduzir seu veículo com proteção e manter a conservação do automóvel:

Cuidados antes de pegar a estrada

Se você vai enfrentar uma estrada de terra, antes de tudo, realize uma revisão preventiva. Verifique itens como:

  • Fluido do radiador; 
  • Água do para-brisa; 
  • Óleo do motor; 
  • Calibragem dos pneus, inclusive do estepe. 
  • Atenção ao motor e a suspensão 

Preste atenção e verifique se há possíveis vazamentos. Há a possibilidade de água e óleo vazarem do carro e, por isso, você deve analisar a situação das mangueiras, suportes e coxins para garantir que não estejam danificados. 

Se você encontrar muita terra e água no cofre do motor, instale anteparos de borracha para solucionar este problema. 

Já com a suspensão, você deve verificar os jumelos, buchas, amortecedores e batentes. Ao encontrar algum componente com folga, significa que algo está errado e precisa ser consertado. Se estiver em dúvida sobre estes itens, vale a pena consultar um mecânico de sua confiança.

Prepare-se para diferentes cenários 

É fato que em uma trilha off-road você vai enfrentar diferentes cenários, como chuva e lama. E por isso, precisa estar bem preparado!

Nessas situações, a aderência dos pneus é menor e escorrega mais facilmente, o que pode fazer com que o condutor perca o controle do veículo. Ao realizar a escolha, prefira as rodas de uso misto, desenvolvidas de forma especial para esse tipo de terreno. 

Além disso, antes de iniciar a aventura e partir para cima desses ambientes, procure caminhar pelo trecho. Utilizando uma vara, verifique a profundidade de buracos e se há pedras e outros obstáculos que podem estar escondidos. 

Outra dica off-road importante é como atravessar um lugar com muita água. Avalie sempre o fundo. Nunca tente percorrer se a água estiver ultrapassando a metade da altura dos pneus. 

Preste atenção e tenha muito cuidado, se algum líquido entrar no motor ele pode ficar gravemente danificado e você não vai conseguir concluir a trilha.

Sistema de arrefecimento e para-brisa 

O sistema de arrefecimento e para-brisa também precisam de atenção. Todos os fluidos do veículo, devem ser analisados para garantir que o automóvel esteja em perfeitas condições de uso. 

Aposte no conforto e na tecnologia de um MIT 

Os carros 4x4 da Mitsubishi são excelentes opções para os aventureiros que desejam enfrentar estradas de terra! Com tecnologia aliada a conforto e segurança, os veículos estão preparados para tornar a sua experiência ainda melhor! Confira mais em nosso site.