Você sabe como amarrar carga na caminhonete de maneira correta e dentro das leis de trânsito? Ter conhecimento sobre esse tema é muito importante para evitar acidentes e prejuízos. 

Desse modo, a segurança vai além das normas, pois existem medidas que são necessárias pôr em prática para dar tudo certo ao realizar o transporte da sua carga. 

Por isso, prossiga com a leitura e confira todas as nossas dicas de como amarrar carga na caminhonete da forma ideal. Confira!

Dicas para fazer a distribuição da carga da maneira correta 

Abaixo confira as principais dicas para distribuir a sua carga de maneira eficiente e de modo a evitar acidentes e prejuízos:

Calcule o peso total 

Para calcular o peso total, é necessário somar a capacidade de carga e juntamente o peso do motorista, dos passageiros e do que será transportado. 

É importante ressaltar que a capacidade útil da caminhonete jamais deve ser excedida, mesmo que ainda haja espaços disponíveis. 

Atenção aos limites e leis 

Segundo as leis de trânsito, os objetos não podem ultrapassar os limites de largura do veículo. Para levar algo no teto, a altura máxima é de 50 cm. Quanto ao comprimento, a carga não pode se projetar à frente da carroceria. 

Já na parte traseira, o limite é medido do centro do eixo traseiro ao final do material a ser transportado. Além disso, somente é permitido circular com o compartimento de carga aberto quando se está transportando algo que é considerado indivisível.

Chegou a hora de amarrar tudo 

Agora que você já entendeu sobre as normas, entenda como amarrar carga na caminhonete:

Utilize o material correto 

Para transportar é necessário usar o material correto, como cintas, correntes ou cabos de aço. Além disso, é imprescindível que eles estejam em bom estado de conservação. 

Por isso, esteja atento caso apresentem perfurações, deformações, amassados ou corrosão. Desse modo, não faça uso deles. A segurança é o principal fator para garantir uma viagem bem sucedida. 

Verifique a resistência da embalagem da carga 

A embalagem da carga com pouca resistência geralmente é leve. Desse modo, os materiais com embalagens mais frágeis podem ser fixos nas camadas superiores. 

Caso não seja possível, a carga deve ser organizada em diferentes seções. Para isso, é possível usar pallets de madeira, metal ou plástico. Como resultado, o material é muito útil e contribui para uma melhor organização.

Certifique que a trava é segura

Certifique-se de que a trava que você usará é segura para amarrar a carga na caminhonete.  Na hora de comprar, procure pelas que sejam resistentes e de qualidade comprovada. 

Agora que você já sabe como amarrar o carregamento, caso deseje transportar carga viva, não é necessário fazer nenhum tipo de amarração. Isso porque é importante preservar o bem-estar do animal. É possível ainda colocar um piso antiderrapante para garantir mais estabilidade e segurança. 

Sobre carga líquida, o tanque da caminhonete deve estar completamente preenchido para evitar que o material se mova e gere instabilidade ao veículo. 

Gostou desse conteúdo? Continue nos acompanhando!