Antes de fechar a compra de um seminovo, é necessário prestar atenção em todos os detalhes para evitar futuros transtornos. Por isso, é preciso conferir se a documentação do veículo está correta.  Desse modo, é possível verificar se existem notificações ou multas pendentes. 

Mas qual a importância de fazer isso? Depois que você transfere o veículo para o seu nome, a responsabilidade pelos débitos pendentes também será sua. 

Contudo, não se preocupe, pois existem maneiras simples de conferir se a documentação do veículo está em dia.

Prossiga com a leitura para entender o que deve ser observado quando for verificar a documentação do seminovo que está prestes a comprar. Confira!

Quer comprar um seminovo? Siga essas dicas e evite dores de cabeça

Confira abaixo os detalhes que você deve se atentar na documentação do veículo seminovo:

Confira o CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de veículos  

Esse é o documento que o motorista deve portar ao transitar com o carro e que apresentar ao fiscalizador de trânsito caso seja necessário. Se o CRLV não for do ano vigente, dirigir com o carro será considerado uma infração de trânsito.

Confira o CRV – Certificado de Registro de Veículos 

O CRV é o documento que formaliza a transferência do veículo e nele deve conter os dados do vendedor e do comprador. 

Além disso, é obrigatório que o negociante reconheça firma em cartório para validar a transferência. 

Atenção ao Renavam 

O Registro Nacional de Veículos Automotores é considerado o número de identidade do veículo. Com o Renavam é possível consultar qualquer documento e todos os registros do carro.

Consulte o Denatran 

É possível consultar o Denatran do seu estado para obter todas as informações necessárias sobre o veículo. Para isso é necessário ter a placa, o Renavam e o número do chassi.

Avalie a situação do IPVA 

O IPVA é um imposto que precisa ser pago anualmente e o valor a ser pago varia conforme o preço de mercado do veículo.

Dica bônus 

Antes de efetuar a compra do veículo seminovo, faça a checagem para saber se já houve acidentes. Desse modo, verifique a situação das portas, como elas fecham, se estão alinhadas ou se existe alguma diferença na pintura. 

Além disso, também é válido dar uma volta com o carro e testar a potência do motor. Como resultado, é possível sentir qual a real situação do veículo e até mesmo verificar se ele realmente atende a todas as suas expectativas e se é o modelo ideal para você.

Podemos concluir que é preciso se atentar a todos os detalhes na hora de comprar um seminovo. Principalmente na documentação do veículo para averiguar que está tudo em ordem e não ter transtornos no futuro. 

Além disso, após fazer a sua compra, vale lembrar que é necessário manter sempre a situação legal do veículo em dia para evitar problemas.

Gostou de saber mais sobre a documentação do veículo? Aproveite para entrar em contato com um de nossos especialistas em Seminovos da Seven para ter a garantia de um bom negócio.