Escolher um veículo novo, seja pela primeira vez ou não, é sempre um desafio que requer atenção a alguns detalhes que devem estar de acordo com as suas necessidades. Um deles, por exemplo, é a tração de carro.

Muitas pessoas acabam deixando de avaliar fatores determinantes que estão diretamente relacionados à performance do veículo e a capacidade de enfrentar desafios em estradas fora do asfalto das cidades.

Por isso, criamos este artigo para te ajudar a entender o que é a tração de carro, quais os tipos e qual a opção mais adequada à sua realidade. Acompanhe a leitura.

O que é tração de carro?

A tração de carro é a ação ou efeito de puxar, movimentar ou arrastar, referentes à força realizada pelo motor nas rodas para que elas, portanto, funcionem e o veículo se movimente.

Ao escolher um veículo, este é um item fundamental do funcionamento dele, funciona como uma força de atrito intermediária e ocorre de três maneiras: dianteira, traseira e nas quatro rodas:

  • dianteira: é a tração de carro que envolve a potência do motor direcionada às rodas da frente, que puxa o automóvel;

  • traseira: como o nome já diz, é a potência direcionada às rodas de trás, ideal para carros que carregam peso na parte de trás ou esportivos;

  • quatro rodas: é o direcionamento da força para ambas as partes traseira e dianteira do veículo.

Tipos de tração de carro

Existem três tipos de tração de carro, que devem ser consideradas ao adquirir um novo automóvel, pois podem fazer toda a diferença de acordo com as suas necessidades. São elas:

Tração 4x2

A 4x2 é referente à distribuição da tração em duas das quatro rodas do carro, ou seja, a potência do motor pode ser dianteira ou traseira. É o tipo mais comum, presente nos carros que circulam em terrenos regulares.

Tração 4x4

Já a tração 4x4 é referente à distribuição da força nas quatro rodas. Assim o carro consegue se movimentar melhor em trajetos off-road, como áreas rurais, morros etc. É muito comum que carros deste tipo permitem distribuir a tração para apenas duas rodas.

Tração AWD

Por fim, a tração AWD, também conhecida como tração integral, é a que possui sensores de monitoramento das condições do veículo constantemente, com o objetivo de distribuir a energia somente nos momentos necessários, otimizando o uso da energia do motor.

Como saber qual é a opção ideal para você?

Para saber qual a opção ideal para você e de acordo com as suas necessidades, considere duas perguntas básicas:

  • Quais os principais trajetos a serem realizados?

  • Qual o seu orçamento para a aquisição do veículo?

Diante disso, caso você circule em áreas com asfalto, uma tração 4x4 não é imprescindível, mas é um grande diferencial para o uso no asfalto seco e, principalmente, na chuva para evitar a aquaplanagem. Contudo, caso o seu trajeto seja por zonas rurais, a tração 4x4 ou AWD é essencial.

Já em relação a 4x2, a dianteira ajuda a reduzir o peso do veículo e fornece mais espaço interno. Em contrapartida, a traseira traz mais equilíbrio e potência, diminuindo o espaço.

Portanto, avalie o seu estilo de vida e entenda se você quer um carro para trabalho, viagens, passeio ou outros objetivos. Só assim, você conseguirá descobrir qual o modelo ideal.

Quer saber qual modelo de carro escolher para qualquer tipo de trajeto e de terreno? Saiba mais sobre as opções da Mitsubishi perfeitas para você: o L200 Triton Outdoor e o L200 Triton Sport, que possuem bloqueio do diferencial e um dispositivo para escolha do terreno para melhor aproveitamento da tração.